Andreia topo 970 x 90
Culpa

Libere a culpa antes de recomeçar

Por Andréia Souza

07/06/2019 13h00
Por: Andreia
114

Para recomeçar, seja na vida pessoal ou profissional, é essencial que a pessoa libere a culpa.

 

Muitas vezes de forma inconsciente, a pessoa passa a se punir por ter cometido determinado erro e isso só gera sofrimento em sua vida e na vida daqueles que a rodeiam.

 

A autopunição raramente é percebida. Mas o inconsciente é preciso na sua prática. Faz a pessoa viver presa no passado.

 

Tais atitudes e emoções se não trabalhadas levam a procrastinação, baixa autoestima,  auto desvalorização, incapacitação e consequentemente a depressão.

 

Em meus processos de coaching e nos meus curso, trabalho este ponto profundamente. Acredito que sem antes se libertar da culpa, tudo que aprender poderá parecer não permissível, como se ela não tivesse aquele direito de recomeçar, se desenvolve.

 

Atitudes típicas da autopunição, ou seja, inconsciente a pessoa pensa "não mereço". Esse comportamento pode inclusive gerar medo,  crises de ansiedade e até a obesidade.

 

E raramente a pessoa consegue, sozinha, perceber que a origem dessas sensações e acaba carregando o sentimento de culpa a toda vida.

 

Se perdoar é resgatar os sonhos de criança. É se permitir voltar a sonhar e acreditar que todo erro é válido desde que você coloque os ensinamentos em prática.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.